Sinopse
Vivemos em plena era da informação. Nunca antes tivemos um acesso tão fácil a tanta informação! Mas tanta informação pode gerar confusão, mais ainda devido ao inegável fenómeno de criação de informações falsas, conhecidas globalmente como fake news. Este guia, de consulta fácil e com linguagem simples e clara, vai dar-te as ferramentas necessárias para distinguires a verdade da mentira, seja numa notícia que circula na nternet, no discurso de um orador ou no vídeo do teu influencer favorito.
Sinopse
Uma história universal e inspiradora para leitores de todas as idades.
Um menino curioso, uma toupeira gulosa, uma raposa cautelosa e um sábio cavalo encontram-se num dia de Primavera e estabelecem uma inesperada amizade. Os quatro exploram o mundo. Colocam a si próprios grandes questões. Atravessam tormentas. Aprendem a amar.
Esta fábula sobre a esperança e a bondade está cheia de lições vitais que atingiram já legiões de corações de leitores de todo o mundo.
Sinopse
Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal.
Sinopse
Estendendo-se por um período que vai de 1941 a 2006, em Os Anos conta-se uma história que é simultaneamente coletiva e pessoal, transversal e intimista, de sessenta anos da vida de um país e da vida de uma mulher. Através de pequenos fragmentos narrativos, por meio da relação entre fotografias, canções, filmes, objetos ou eventos da história recente, mais do que uma desconcertante autobiografia, Annie Ernaux constrói uma recordação de um «nós», num relato sobre o que fica quando o tempo passa: «Tudo se apagará num segundo [...] Nem eu nem mim. A língua continuará a pôr o mundo em palavras. Nas conversas à volta de uma mesa em dia de festa seremos apenas um nome, cada vez mais sem rosto, até desaparecermos na multidão anónima de uma geração distante.» Galardoado com diversas distinções, entre as quais o Prémio Marguerite Duras 2008, em França, o Prémio Strega 2016, em Itália, e a seleção para o Prémio Man Booker Internacional de 2019, este livro confirmou Annie Ernaux como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século..
Sinopse
Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul…
Aventura mágica de um menino e de um pinguim, esta é uma viagem por mares calmos e tumultuosos, que apela à força dos sonhos através das ilustrações desenhadas a aguarela. Este livro foi já adaptado ao cinema de animação pelo realizador Peter Hunt (AKA Studio, 2008).
Sinopse
Depois de Pinok e Baleote, Miguel Horta traz-nos agora Dacoli e Dacolá. Este novo livro apresenta aos leitores um conjunto de sete histórias, todas elas passadas em Portugal, versando sobre temas muito diversos.
As suas problemáticas de fundo e as suas mensagens são claras, revelando-se simultaneamente como fonte de conhecimento e de fruição, estímulo à imaginação e motivo de reflexão sobre o humano a partir das suas vivências quotidianas.
Um livro que reflecte o espírito de "andarilho" contador de histórias e mediador do livro e da leitura que este escritor e ilustrador desenvolve há mais de dez anos.
Sinopse
Não se sabe muito bem onde começa um livro…o mais certo é começar com um pequeno poema que vai flutuando na cabeça enquanto decorrem os dias. Depois, há um momento habitualmente despoletado por uma criança, a vontade muito grande de comunicar com essa pequena pessoa. Bom, talvez tudo isto tenha começado na minha infância, na praia do Vau (Portimão) numa daquelas madrugadas que antecedem um memorável dia de pesca a bordo do Sabiá (o barco do meu Tio). Ou ainda, mais pequenino, revirando as pedras na maré vazia à procura de animais escondidos nas poças de água, sendo surpreendido por um polvo bebé muito zangado que logo tingiu tudo de preto com o seu ferrado. O certo é que todo aquele azul que despenhava em ondas sobre os meus pés continha algo de intrinsecamente concordante com os meus olhos e com a minha existência, ao ponto de passar intensamente para a minha pintura.
Sinopse
Na turma do Rui todos são diferentes.
Há quem aprenda mais devagar, quem corra muito rápido, uns são mais tímidos e outros bastante faladores… A verdade é que cada um deles é único, e todos têm algo especial! Descobre-os nesta história e pensa tu também:
Em que és especial?
Para te ajudar na descoberta de ti próprio e dos outros, explora o DVD que acompanha este livro. De uma forma divertida, vais aprender um pouco mais sobre características físicas e psicológicas, que é como quem diz: como somos por fora e por dentro!
A forma como és é o que te faz ser único e especial. Lembra-te que as tuas diferenças, não têm nada de mal!
Gosta de ti como és, da cabeça até aos pés.
Ninguém é igual a ninguém,
E ainda bem!
Sinopse
Um dos youtubers mais conhecidos em Portugal, Diogo Costa é idolatrado por milhares de jovens que vibram com as brincadeiras no seu canal, com os covers e os vlogs, mas também com a forma como luta sem medo para alcançar o seu maior desejo: ser músico!
Num livro pensado para todos o que têm um sonho, seja ele qual for, Diogo Costa partilha histórias da sua vida pessoal e incentiva-te a derrotares os teus medos, a calares as vozes dos que não acreditam em ti e a venceres naquilo que TU quiseres.
E há mais. Vais encontrar conselhos fundamentais que te podem ajudar a descomplicar a adolescência e a entrada na vida adulta: por exemplo, como lidares com os teus pais, com o bullying, como criar um canal de YouTube e muitos outros conteúdos. Um livro que não podes deixar de ler!
Sinopse
Porque ler ajuda a tornar-nos grandes e a descobrir o mundo, palavra de Stilton.
Nessa manhã, eu tive de acabar à pressa o meu trabalho, a fim de preparar uma surpresa para o passeio de família. Mas estava a ser constantemente interrompido. Primeiro, foi a Tea a pedir-me que lhe encontrasse umas fotografias. Depois, o Benjamim a querer a minha ajuda para procurar um papagaio e ainda a tia Glória com a sua lista de compras... Por tudo isto, não pude pensar na surpresa, mas descobri que a gentileza torna o mundo mais belo!
Sinopse
Esta é uma história feita de histórias entretecidas. Histórias de guerra e de sobrevivência, de pequenos sinais de humanidade rompendo da violência como as plantas rompem das pedras.
É também uma história de divisões: divisões entre a memória e o presente, entre os deuses e os homens, entre os homens eles próprios. Divisões que crescem no espaço da grande divisão que o majestoso rio Zambeze cavou, separando o mundo da cobra feminina, milenar e sábia, e o mundo do leão masculino, jovem e fogoso — erigindo uma fronteira entre o Norte e o Sul.
Por isso sofre tanto, dividido, sem se encontrar, o pobre Leónidas Ntsato, que tem apelido de cobra mas a quem o pai deu nome de leão. E por isso se afadigam tanto os curandeiros, pedindo aos deuses que o deixem voltar a ser um só.
Esta história feita de histórias mostra que talvez os homens encontrem na ilha de Cacessemo, a meio do rio, uma ponte de união entre o mundo da água e o mundo do fogo.
Sinopse
Publicada em 1979, esta obra, que aborda os estereótipos e preconceitos de género, é tão atual e necessária como então. Oliver Button, vítima de bullying na sua escola por parte dos rapazes, pelo facto de não gostar de jogar à bola, nem de os acompanhar; mas apoiado pelas raparigas e incentivado pela sua professora de dança e pelos pais, apesar de uma certa relutância inicial, provará, ao não desistir dos seus sonhos, que é na verdade um cantor, um dançarino, um artista e muito mais… uma estrela, como todos reconhecerão no final.
Sinopse
Todos temos algum superpoder incrível. Um superpoder que nos transforma em pessoas únicas e irrepetíveis.
O Grande Livro dos Superpoderes não é apenas um belíssimo álbum ilustrado. Não conta apenas uma história mas muitas, seguindo um padrão narrativo comum a todas.
Página a página, história a história, é-nos apresentado um protagonista e ficamos a saber qual o seu superpoder e em que consiste.
Vamos querer saber mais sobre os personagens, e isso vai levar-nos a pensar em nós próprios e procurar o reflexo da nossa singularidade na fantástica galeria de crianças que nos é apresentada.
Susanna Isern alia a sua experiência como escritora e psicóloga à sua capacidade de comunicar com os mais novos para, valendo-se de belíssimas ilustrações de Rocio Bonilla, nos mostrar o seu superpoder: o de contar histórias.
Sinopse
“Tudo começou no dia em que a Separação veio morar cá para casa…” É desta forma que se inicia verdadeiramente a estória que envolve um casal, uma criança e a Separação. Retrata o impacto que a Separação tem no casal mas essencialmente as dúvidas, os receios e até o sentimento de culpa que muitas vezes a criança sente. Receber a visita da Separação vai ajudá-la a entender de uma forma leve e bonita que há elos que nunca se quebram. Que nem sempre o que mais importa é a casa onde moramos pois há corações que permanecerão para sempre unidos.
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Depois de ter recebido o prémio Maria Rosa Colaço 2009 para Literatura Juvenil com Os Livros Que Devoraram o Meu Pai, também publicado pela Caminho, Afonso Cruz traz-nos as observações de uma criança atenta ao mundo, às suas contradições e opostos, combinando ironia e argúcia com um talento narrativo que passa igualmente pela sua ilustração.
Sinopse
No mundo tão conturbado em que vivemos, como manter a esperança?
Se considerarmos o agravamento da crise climática, uma pandemia, a perda da biodiversidade e a crescente instabilidade política, manter o otimismo pode ser um grande desafio. No entanto, a esperança nunca foi tão necessária.
Neste livro imperioso, Jane Goodall e Douglas Abrams refletem, num diálogo estimulante e intimista, sobre um dos elementos da natureza humana mais desejado e menos compreendido. A lendária primatologista britânica explana, através do seu percurso de vida, os seus «quatro motivos de esperança»: O Maravilhoso Intelecto Humano, A Resiliência da Natureza, O Poder dos Jovens e o Indomável Espírito Humano.
Com base nas experiências que influenciaram as suas descobertas e crenças, Jane Goodall conta-nos como se tornou uma mensageira da esperança e deixa uma reflexão sobre algumas questões vitais:
• Como manter a esperança quando a causa parece perdida?
• Como podemos cultivar a esperança nos nossos jovens?
• Qual é a relação entre a esperança e a ação?
Este é um olhar raro e profundo sobre a natureza da esperança, mas também sobre o coração e o espírito de uma mulher que revolucionou a visão do mundo que nos rodeia.
Um guia de sobrevivência para tempos difíceis.
Sinopse
Discórdia é uma narrativa visual sobre a polarização de opiniões no mundo actual e a necessidade de criar pontes de entendimento que nos ajudem a viver em comunidade.
Tudo começa com uma pequena divergência, que sobe de tom numa escalada ensurdecedora, arrastando partidários intransigentes de ambos os lados, até se tornar uma disputa insanável em que não há argumentos que resistam.
Ganha quem grita mais alto ou será que perdem todos?
Discórdia é um livro para quem está cansado de gritaria e assinala a estreia de Nani Brunini como autora.
Sinopse
No segundo livro desta hilariante série de aventuras passadas no Minecraft, o Steve foi misteriosamente transportado da Cabana de Madeira de Luxo para um novo mundo onde tudo parece estar preparado para uma corrida de cavalos. Mas só falta uma coisa… os cavalos!
Com ilustrações divertidas e um enredo imaginativo, O Diário de um Minecrafter - Cavalos, Para Que Vos Quero! é uma leitura obrigatória para todos os fãs deste jogo.